terça-feira, 25 de novembro de 2008

O MÉDICO, O PSICOLOGO E O PASTOR

Noto que, algumas vezes, surge certo constrangimento entre pessoas religiosas e profissionais da saúde mental. É que muitos crentes acham difícil de enxergar uma conciliação entre a Psicologia Clínica e a Fé em Jesus Cristo. Imagino que isso seja, basicamente, fruto do desconhecimento sobre essa ciência da saúde, e de uma série de preconceitos e enganos resultantes desse desconhecimento.
Algumas pessoas têm em mente que o psicólogo é uma espécie de professor, ou conselheiro, e seus ensinamentos e conselhos sobre a alma humana podem afastar as pessoas de seu crescimento espiritual na Fé Cristã. Este é um grande engano que precisa ser esclarecido, pois mesmo os psicólogos ateus são proibidos por lei, pelo Código de Ética Profissional, em interferir na vida espiritual de seus pacientes.
O psicólogo não aconselha, não ensina e não interfere na fé do paciente. Dar conselhos é papel da família e dos amigos; ensinar é papel dos professores; e intervir na vida espiritual é tarefa dos pastores. Nós não somos nem amigos, nem professores, nem pastores: somos profissionais da saúde mental.
O segundo ponto é a utilização da palavra “alma”, que é um sinônimo de “PSIQUISMO”, ou “MENTE”, e não de espírito. A alma é o conjunto de pensamentos, sentimentos e ações, criados pelo cérebro e todo sistema nervoso (nervos) e endócrino (hormônios). O psicólogo não intervém no espírito do paciente, mas apenas em sua alma, ou psiquismo.
A alma, em linguagem religiosa, pertence à “carne” – assim como o corpo – e não ao campo espiritual. Toda vez que um psicólogo falar de “alma” não está falando do mundo sobrenatural, mas sim de processos gerados pelos sistemas nervoso e endócrino, especificamente: percepções, pensamentos, representações, sentimentos, emoções e comportamento – limitado ao tempo de vida terrena da pessoa. Nada além disso.
Assim como o médico intervém na saúde do corpo e o dentista na saúde da boca, o psicólogo intervém na saúde da alma (psiquismo, ou mente). Eu costumo comparar que o que o psicólogo faz com a alma (pensamentos e sentimentos) é semelhante ao que um fisioterapeuta faz com o corpo de seus pacientes: através de exercícios, recupera o equilíbrio, a posição correta e trata dores e machucaduras; mas o fisioterapeuta faz isso com técnicas semelhantes a exercícios físicos e massagens (entre outros), enquanto o psicólogo trata a mente de seus pacientes por uma técnica semelhante a uma conversa, que é chamada “psicoterapia”. As técnicas psicoterápicas já possuem 100 anos de comprovação científica de serem eficientes para tratar diversos problemas emocionais, comportamentais e de relacionamento.
O psicólogo clínico é um profissional da saúde especializado em tratar inadequações, distúrbios e mal-estares ligados ao pensamento, afetos e comportamento. Além desses problemas, o psicólogo também pode auxiliar a pessoa sem maiores transtornos a conhecer melhor a si mesmo, de maneira a melhorar sua relação com as pessoas à sua volta e consigo, fazer melhores escolhas e ampliar sua qualidade de vida.
Logicamente que a esfera espiritual interfere na esfera psíquica e corpórea. A própria Ciência já comprovou isso: uma vida espiritual equilibrada auxilia a prevenir e a curar doenças mentais e físicas. O oposto também é verdadeiro: pessoas com uma vida espiritual desequilibrada estão mais sujeitos a doenças físicas e psíquicas.
É pensando nisso tudo que eu defendo a interdisciplinaridade, que é o trabalho em conjunto de diversas especialidades diferentes. Um psicólogo, ou um médico, ou outro especialista, sozinhos, pouco podem fazer. No entanto, quando colaboram entre si em favor do paciente, o médico se responsabiliza pela parte orgânica e medicamentos, o psicólogo pela parte psicoterapêutica, e o pastor pelo crescimento espiritual do paciente, e quem sai ganhando é a pessoa em tratamento. É como diz nas Sagradas Escrituras:
" O Cordão de Três Dobras dificilmente se rompe.." (Ec 4:12).
Vejo o ser humano como um cordão de três dobras: espiritual, psíquico e físico. Somos uma trindade, à imagem e semelhança de Deus (Gn 1:27), sendo corpo, alma e espírito(1Ts 5:23). Embora minha ciência (a Psicologia) se especialize em apenas uma dessas facetas humanas (o psíquico), não posso ignorar que meus pacientes precisam de cuidados em suas outras duas (corporal e espiritual). Portanto, conto com a colaboração de outros profissionais da saúde (médicos, dentistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, etc) para atender ao meu paciente em seus aspectos corpóreos, assim como conto com toda a estrutura das igrejas (pastores, presbíteros, obreiros, evangelistas, etc) para atendê-los no que diz respeito ao campo espiritual.
Tenho plena Fé que em Jesus Cristo está a cura de todos os males, sejam eles físicos, psíquicos ou espirituais (Mt 8:17). Mas também acredito que os profissionais da saúde, como psicólogos e médicos, podem servir de instrumentos de cura. Assim como Lucas, o evangelista, que era um profissional da saúde. Ou como Paulo, Moisés, entre outros, que tinham vasto conhecimento científico, e nem por isso deixaram de ser instrumentos nas Mãos de Deus.
Cabe a todos os profissionais da saúde, de todas as áreas, reconhecerem que a formação científica que recebemos são bênçãos de Deus para as nossas vidas, para que sirvamos ao nosso próximo segundo nossa ciência e ofício de curar. E, acima de tudo, que somos meros instrumentos do Poder de cura Nosso Senhor Deus, e que sem Ele toda nossa ciência é inútil.
Cabe também às autoridades espirituais constituídas (pastores, ministros, etc) também não sobrecarregar suas ovelhas com cargas pesadas (Lc 11:46), muitas vezes proibindo de buscar auxílio profissional por preconceito e desconhecimento.
Fomos criados em corpo, alma e espírito pela graça de Nosso Deus. Grande progresso há para a qualidade de vida das pessoas quando médicos, psicólogos e pastores colaboram entre si, cada um em suas respectivas especialidades, para ser um instrumento da vida em abundância (Jo 10:10) que veio trazer Jesus - o Médico dos médicos, Psicólogo dos psicólogos e Pastor
dos pastores.
Autor:
Psic. Danielson B. Warpechowski
Recebido por e-mail

sábado, 8 de novembro de 2008

TEMOS QUE DIZER NÃO! É PRECISO!

Queridos irmãos, segue um texto muito interessante, não deixem de ler!
ARTIGO PUBLICADO NO JB, DA DRª MARIA ISABEL, PROFESSORA DE PSICOLOGIA, DENOMINADO DE "O NÃO NÃO DE ELOÁ".
UM ALERTA PARA OS PAIS!!!
Criando um Monstro!
O que pode criar um monstro? O que leva um rapaz de 22 anos a estragar a própria vida e a vida de outras duas jovens por... Nada? Será que é índole? Talvez, a mídia? A influência da televisão? A situação social da violência? Traumas? Raiva contida? Deficiência social ou mental? Permissividade da sociedade? O que faz alguém achar que pode comprar armas de fogo, entrar na casa de uma família, fazer reféns, assustar e desalojar vizinhos, ocupar a polícia por mais de 100 horas e atirar em duas pessoas inocentes? O rapaz deu a resposta: 'ela não quis falar comigo'. A garota disse não, não quero mais falar com você. E o garoto, dizendo que ama, não aceitou um não. Seu desejo era mais importante. Não quero ser mais um desses psicólogos de araque que infestam os programas vespertinos de televisão, que explicam tudo de maneira muito simplista e falam descontextualizadamente sobre a vida dos outros sem serem chamados. Mas ontem, enquanto não conseguia dormir pensando nesse absurdo todo, pensei que o não da menina Eloá foi o único... Faltaram muitos outros nãos nessa história toda. Faltou um pai e uma mãe dizerem que a filha de 12 anos NÃO podia namorar um rapaz de 19. Faltou uma outra mãe dizer que NÃO iria sucumbir ao medo e ir lá tirar o filho do tal apartamento a puxões de orelha. Faltou outros pais dizerem que NÃO iriam atender ao pedido de um policial maluco de deixar a filha voltar para o cativeiro de onde, com sorte, já tinha escapado com vida. Faltou a polícia dizer NÃO ao próprio planejamento errôneo de mandar a garota de volta pra lá. Faltou o governo dizer NÃO ao sensacionalismo da imprensa em torno do caso, que permitiu que o tal sequestrador converssasse e chorasse compulsivamente em todos os programas de TV que o procuraram. Simples assim.
NÃO.... Pelo jeito, a única que disse não nessa história foi punida com uma bala na cabeça. O mundo está carente de nãos. Vejo que cada vez mais os pais e professores morrem de medo de dizer não às crianças. Mulheres ainda têm medo de dizer não aos maridos (e alguns maridos, temem dizer não às esposas). Pessoas têm medo de dizer não aos amigos. Noras que não conseguem dizer não às sogras. Chefes que não dizem não aos subordinados. Gente que não consegue dizer não aos próprios desejos. E assim são criados alguns monstros. Talvez alguns não cheguem a sequestrar pessoas. Mas têm pequenos surtos quando escutam um não, seja do guarda de trânsito, do chefe, do professor, da namorada, do gerente do banco. Essas pessoas acabam crendo que abusar é normal. E é legal. Os pais dizem, 'não posso traumatizar meu filho'. E não é raro eu ver alguns tomando tapas de bebês com 1 ou 2 anos. Outros gastam o que não têm em brinquedos todos os dias e festas de aniversário faraônicas para suas crias. Sem falar nos adolescentes.
Hoje em dia, é difícil ouvir alguém dizer:
Não, você não pode bater no seu amiguinho.
Não, você não vai assistir a uma novela feita para adultos.
Não, você não vai fumar maconha enquanto for contra a lei.
Não, você não vai passar a madrugada na rua.
Não, você não vai dirigir sem carteira de habilitação.
Não, você não vai beber uma cervejinha enquanto não fizer 18 anos.
Não, essas pessoas não são companhias pra você.
Não, hoje você não vai ganhar brinquedo ou comer salgadinho e chocolate.
Não, aqui não é lugar para você ficar.
Não, você não vai faltar na escola sem estar doente.
Não, essa conversa não é pra você se meter.
Não, com isto você não vai brincar.
Não, hoje você está de castigo e não vai brincar no parque.
Crianças e adolescentes que crescem sem ouvir bons, justos e firmes NÃOS crescem sem saber que o mundo não é só deles. E aí, no primeiro não que a vida dá (e a vida dá muitos) surtam. Usam drogas. Compram armas. Transam sem camisinha. Batem em professores. Furam o pneu do carro do chefe. Chutam mendigos e prostitutas na rua. E daí por diante. Não estou defendendo a volta da educação rígida e sem diálogo, pelo contrário. Acredito piamente que crianças e adolescentes tratados com um amor real, sem culpa, tranquilo e livre, conseguem perfeitamente entender uma sanção do pai ou da mãe, um tapa, um castigo, um não. Intuem que o amor dos adultos pelas crianças não é só prazer - é também responsabilidade. E quem ouve uns nãos de vez em quando também aprende a dizê-los quando é preciso. Acaba aprendendo que é importante dizer não a algumas pessoas que tentam abusar de nós de diversas maneiras, com respeito e firmeza, mesmo que sejam pessoas que nos amem. O não protege, ensina e prepara. Por mais que seja difícil, eu tento dizer não aos seres humanos que cruzam o meu caminho quando acredito que é hora e tento respeitar também os nãos que recebo. Nem sempre consigo, mas tento. Acredito que é aí que está a verdadeira prova de amor. E é também aí que está a solução para a violência cada vez mais desmedida e absurda dos nossos dias.
Material recebido por e-mail.

terça-feira, 30 de setembro de 2008

O CULTO DA EBD FOI UMA BENÇÃO!

Queridos irmãos, a Paz do Senhor!

A EBD foi uma Benção!

Tivemos um café da manhã maravilhoso e um culto abençoado por Deus!

Quero agradecer a todos os irmãos que nos auxiliaram:

A todos que com carinho trouxeram os utensílios para a preparação do café... A Irmã Vera, que mesmo atarefada com o almoço não mediu esforços para preparar o café junto com nossas irmãs abençoadas... Os irmãos que com carinho, nos auxiliaram no corte das frutas e na preparação da sala para o café... Os departamentos que com carinho prepararam os seus hinos para entoar ao senhor, em especial os adolescentes que mesmo em festividade, não mediram esforços para ter uma participação especial na EBD e as irmãs que nos surpreendeu com um hino maravilhoso sendo cantado em conjunto com as crianças... A irmã Renata (Professora dos Adolescentes) que nos trouxe uma palavra maravilhosa que impactou os nossos corações... Aos obreiros que nos auxiliaram... Ao Pastor que mais uma vez nos confiou esta oportunidade... E a todos os irmãos que cooperaram com este evento...

Parabéns para todos que ganharam prêmios! Façam um bom uso! E para quem ganhou livros, façam uma ótima leitura... Em especial o irmão Fontinele que deve emprestar o seu exemplar ao irmão Milton!

E PARABÉNS A CLASSE VENCEDORA! Que Deus abençoe a classe FRUTOS DA CRIAÇÃO, (Grandes na lutas e determinação)!

Bom, domingo que vem iniciaremos o 4º trimestre com um tema abençoado: O DEUS DO LIVRO E O LIVRO DE DEUS. Não perca! Convide os irmãos que não estão vindo a EBD e também vizinhos, amigos e pessoas que estão fora dos caminhos do Senhor!

Para próxima semana a competição será O KILO! Ajude a nossa igreja e também as casas de recuperação!

Fiquem na paz e uma ótima semana!

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

QUANTO PESA UM COPO D'ÁGUA?

"Perdoem... só então o seu Pai Celestial... apagará o que está escrito a respeito de vocês no quadro-negro". Marcos 11:25
Quanto pesa um copo d'água?
Depende de por quanto tempo você precisa segurá-lo. Um minuto não é problema, e depois de uma hora o seu braço pode começar a doer, Mas depois de 24 horas você provavelmente estará mal! Em cada uma das situações o copo tem exatamente o mesmo peso, mas quanto mais tempo você segurá-lo mais pesado ele parecerá.
Com o rancor acontece o mesmo- ele pode se tornar tão pesado a ponto de impedí-lo de viver. As pessoas vão ferir você, é isso o que geralmente acontece quando dividimos um planeta com outras pessoas. Algumas vezes será proposital, em outras, elas não terão idéia de que aborreceram você, e muito menos de que partiram o seu coração. Isso significa que você deve andar por aí fingindo que não há nada de errado? Não, o primeiro passo é confrontar seus sentimentos. E quando a ferida é profunda, é ainda mais difícil perdoar. É aí que você precisa orar. A Bíblia diz:"Orem por aqueles que o maltratam"(Lc6:28NVI). Quando você faz isso, algo inesperado acontece, o seu coração amolece e você começa a ver essas pessoas através dos olhos de Deus em vez de através das suas emoções naturais. Jesus disse:"Se vocês têm alguma coisa contra alguém, perdoem, só então o seu Pai Celestial... apagará o que está escrito a respeito de vocês no quadro-negro"(Mc 11:25). Quando você semeia a falta de perdão, você colhe falta de perdão, até mesmo de Deus! Isaque é um dos principais exemplos da prática do perdão. Durante uma seca, ele cavou poços que seus inimigos encheram de entulhos e cuja posse reivindicaram. Mas em vez de retaliar, ele seguiu em frente e cavou novos poços. Em consequência, Deus encheu os poços vazios de Isaque e prometeu abençoá-lo, e a seus filhos também (Gn 26:22-23).
E Ele também encherá o vazio da sua vida, quando você perdoar aqueles que o feriram.

Regina Célia
Recebido por e-mail.

JOGUE NA CESTA DE LIXO!


"Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelosque vos perseguem" (Mateus 5:44).

O secretário de Estado de Abraão Lincoln, William Henry Seward, certa vez escreveu uma dura carta para um fornecedor do exército que estava roubando o governo. Quando Seward mostrou-a para Lincoln, o Presidente disse: "Não tem a metade da força suficiente". Então Seward escreveu uma segunda carta para o fornecedor em que ele o "comia vivo". "Esta serve perfeitamente para o ladrão", disse Lincoln ao ver a carta. "Muito bem", Seward disse, "eu a remeterei imediatamente". "Oh, não", Lincoln respondeu calmamente."Não envie a carta. Jogue-a na cesta de lixo."

Muitas vezes nos aborrecemos e o nosso coração se entristece com as injustiças que praticam contra nós. Sentimo-nos prejudicados, agredidos, maltratados, sem que culpa alguma tenhamos pela injustiça cometida. A primeira atitude que nos vem à mente é de retribuir da mesma forma, de achar uma maneira de nos vingar. Mas seria a vingança um ato próprio de um filho de Deus? Estaríamos glorificando ao Senhor agindo de tal forma?
O Senhor Jesus nos ensinou a orar pelos nossos perseguidores, aos que maquinam qualquer tipo de mal contra nós. Tudo que engrandece o nome de Jesus, que serve para nossa edificação, que nos aproxima mais e mais de Deus deve ser guardado no coração. O que envergonha o nome do Senhor e que nos afasta de Sua presença, deve ser jogado na cesta delixo espiritual.
Se você ainda guarda alguma mágoa no coração, jogue na cesta de lixo. Se ainda nutre ódio contra um parente ou amigo, jogue na cesta de lixo. Se não consegue esquecer alguma coisa do passado que lhe fere a alma, jogue na cesta delixo.

Guarde apenas o amor do Senhor. Você será muito mais feliz!

Texto recebido por e-mail.

VOCÊ ESTÁ EM UMA ILHA DESERTA?

Temos muito o que a agradecer!
"Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mimbendiga o seu santo nome" (Salmos 103:1).

Talvez Daniel Defoe nos tenha dado um bom ensinamento através de seu personagem Robinson Crusoe. A primeira coisa que Crusoe fez quando se viu em uma ilha deserta, foi criar uma lista. Em um lado da lista ele escreveu todos os seus problemas, no outro lado da lista ele escreveu todas as suas bênçãos. Em um lado ele escreveu: eu não tenho roupa alguma, no outro lado ele escreveu: mas o tempo está quente e eu não preciso de roupa. No primeiro lado ele escreveu: todos osmantimentos foram perdidos, no outro lado ele escreveu: mas existem muitas frutas frescas e água na ilha. E assim ele foi preenchendo a lista em ambos os lados. Ao preencher sua lista Crusoe descobriu que para cada aspecto negativo de sua situação havia outro positivo pelo qual deveria ser grato. É possível que nos sintamos em uma ilha de desespero, talvez seja o momento de criar também a nossa lista de bênçãos.
Há quanto tempo não paramos para agradecer a Deus pelos muitos benefícios que temos recebido?
Muitos são os momentos de lutas e aflições que enfrentamos aqui neste mundo. Sentimo-nos abatidos, por vezes derrotados, e não são raras as vezes em que questionamos tais situações. Porém, os momentos de adversidades são diminutos se os compararmos às bênçãos que a todo momento recebemos do nosso Salvador Jesus Cristo. E se nos queixamos dos problemas, por que não agradecermos as maravilhas que Deus opera, alegrando sobremaneira o nosso coração?
Enfatizamos muito mais as nossas lamentações do que oregozijo que na maior parte do tempo experimentamos. E se estivermos atentos à direção do Espírito de Deus,compreenderemos o que o Senhor faz em nossas vidas e a gratidão encherá a nossa alma tanto nos momentos de vitórias como nos momentos de fracassos. Ambos foram permitidos por Deus e têm por finalidade a nossa edificação espiritual.Tanto os momentos ruins como os bons nos preparam para grandes conquistas e a felicidade eterna.
Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet! Visite minha homepage: Escuro Iluminado
Texto recebido por e-mail.

sábado, 13 de setembro de 2008

VOCÊ TEM CONTROLE DO SEU PÉ DIREITO?


VOCÊ TEM CONTROLE SOBRE O SEU PÉ DIREITO?

Tire a prova você mesmo, para ver se tem controle de seu pé direito.
Quando estiver sentado à sua mesa, faça círculos com o seu pé direito no sentido dos ponteiros de um relógio.
Enquanto estiver fazendo isso, desenhe na mesa o número 6 com a sua mão direita.
O movimento do seu pé vai mudar de direção...
Vai circular contrário aos ponteiros de um relógio.

Não adianta tentar, pois é o mesmo local do cérebro que comanda essas operações.
Conseguiu?
Duvido!

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

SAUDÁVEIS POR DENTRO E POR FORA!

Saudáveis por dentro e por fora !
"De todo o meu coração tenho te buscado; não me deixesdesviar dos teus mandamentos" (Salmos 119:10).

Durante uma tempestade, com fortes ventos e trovões, um grande carvalho foi derrubado. Acreditava-se que a árvore era perfeitamente saudável, pois, sua aparência externa transmitia pleno vigor com suas belas folhas verdes. Porém, a gigantesca árvore não conseguiu resistir à força dos ventos devido a estar deteriorada no lado de dentro. Começou com uma minúscula corrupção no centro que se espalhou até que aquela árvore imensa estava completamente debilitada, sendo tombada pelo vento.

Podemos atingir um ponto em que abandonamos totalmente a Deus. Isso acontece quando nós, como aquela árvore, deixamo-nos corromper no lado de dentro. A deterioração, talvez, comece com uma pequena mentira, ou um copo de bebida alcoólica, ou o abandono da igreja para ir pescar ou a um passeio qualquer. Deixando de lado nosso compromisso com o Senhor, logo nossos pés nos levam a lugares onde não deveríamos ir e nossas mãos fazem coisas que não deveríamos fazer. Com os corações puros seremos capazes de vencer astentações e as lutas que a todo instante nos atacam.

Ser um verdadeiro cristão significa não apenas ter uma aparência de cristão, mas uma vida transformada por Cristo e pronta a seguir os Seus ensinamentos. É inútil aceitarmos os usos e costumes estabelecidos por uma ou outra igreja, andar com uma Bíblia na mão, desfilar com uma blusa com um belo versículo bíblico, participar da "Marcha Para Jesus", ou demonstrar qualquer outro sinal externo de vida cristã, sem que o nosso coração esteja completamente colocado na presença de Deus e pronto a renunciar aos interesses pessoais em favor de uma vida que glorifique verdadeiramente ao Senhor.

Quando buscamos com sinceridade uma vida com Deus, não apenas o nosso exterior brilha, mas o interior também. Mesmo que os ventos da tentação nos assolem e o mundo tente minar nossas forças e desarraigar-nos da presença do Senhor, continuaremos firmes, inabaláveis, seguros pela potente mão do nosso Salvador.

Sua vida cristã tem sido autêntica, por fora e por dentro?

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Texto recebido por e-mail.

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

"Não se prenda ao obstáculo, perceba o desafio!"

Queridos irmãos a paz do Senhor, segue abaixo um texto:
“Não se prenda so obstáculo, perceba o desafio.”
Ainda bem que neste mundo existem os sonhadores e os lutadores. São as pessoas que buscam realizar seus ideais que colaboram para que as coisas aconteçam, de modo que possamos seguir com a nossa caminhada. Aquele que persegue algo com garra, coragem e determinação um dia irá encontrar o que procura. Quem acha que sua situação atual não é satisfatória poderá mudar este cenário se perceber um ideal e lutar para alcançá-lo, precisando mover-se tanto do lado de dentro quanto do lado de fora. Existem vários casos de pessoas que passam anos e anos sob fortes pressões relacionadas a trabalho, finanças, relacionamentos, etc., até que em certa altura da vida despertam para a necessidade de mudanças. Começam a sonhar com coisas melhores, com uma vida melhor, com uma liberdade maior, enfim, com um raio de atuação mais abrangente. A inquietação que toma conta destas pessoas as estimula a partir para a ação, a aproveitar parte de seu tempo e dos seus recursos, por mais escassos que sejam, no autodesenvolvimento, na descoberta das forças e habilidades até então ocultas, no desenvolvimento de novas ferramentas, tudo isso para começar a se movimentar no sentido de realizar suas metas e provocar as tão necessárias mudanças. Os pensamentos gradativamente se elevam e após certo tempo aqueles cenários que sempre foram palcos de suas vidas já não as comportam mais, tornando inevitável a partida para outros mares.
Os resultados não acontecem da noite para o dia, mas com certeza os frutos nascem na mesma escala da qualidade dos pensamentos e dos esforços empreendidos. Seja qual for a condição de vida atual de uma pessoa, ela vai sucumbir, permanecer estática ou prosperar de acordo com a magnitude de seus pensamentos e ações. Mas neste mundo temos também os acomodados, os desatentos, os ignorantes, os preguiçosos e os insensíveis. Estes não têm olhos para a realidade e só conseguem (e às vezes só querem) ver os resultados aparentes das coisas, se deu certo ou errado, se a culpa é deste ou daquele, se foi caro ou barato, se foi rápido ou demorado, se está bom ou ruim, etc. O grande problema é que estas pessoas, além de não buscarem algo na vida, muitas vezes se tornam obstáculos no caminho de quem quer avançar. Consciente ou inconscientemente, tentam desanimar os que lutam. Não tem força e coragem para enfrentar as batalhas e ainda tentam colocar na cabeça dos que querem produzir algo de bom neste mundo, coisas do tipo “Isso não é para você!”, “Você não vai conseguir!”, “Isso vai lhe custar muito!”, “Está demorando demais!”, “Você não está ganhando nada com isso!”. Estas pessoas não reconhecem ou não aceitam que os sacrifícios têm que ser enfrentados e que durante a jornada existem escuridão e tristeza. Se iludem esperando apenas luz e alegria. Admiram apenas os resultados agradáveis e dentro do esperado. Enfim, perdem a oportunidade de mudar e evoluir e ainda atrapalham aqueles que querem fazer parte do fronte de batalha. Mas neste contexto existe também o aspecto positivo, pois pessoas com este tipo de comportamento acabam desafiando os batalhadores, tornando-se excelentes motivadores. Portanto, quando estas pessoas tentam nos barrar, querendo ou não, elas nos prestam uma grande ajuda. Um dia talvez poderemos retribuir esta ajuda caso estas pessoas também queiram fazer parte do time dos lutadores.
Autor : Osni Gomes
Recebido por e-mail.

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

SAIBA SE É CONSUMISTA!

Comprar ou não comprar, eis a questão?
Muitos jovens consumidores quando provam uma roupa bacana ou se deparam com aquele souvenir que, há meses, estão sonhando e desejando acabam esquecendo de se fazer esta pergunta e cedem à fraqueza e ao prazer momentâneo da compra por impulso.
Tudo bem, este é um comportamento perdoável, afinal de contas, que mortal nunca caiu em tentação e fez uma comprinha sem pensar em suas conseqüências?
No entanto, fique atento! O grande problema é deixar que este pequeno deslize se torne um hábito e leve suas finanças para além da linha vermelha.
Responda ao teste através do link:
Descubra se você tem tendência a manter um comportamento consumista.
* Teste elaborado pela psicóloga Tânia Casado, professora da Faculdade de Economia e Administração da USP.

AVALIE O SEU MINISTÉRIO DE ENSINO!

Professores da EBD,
Navegando pela internet, encontrei um um teste que avalia o nosso ministério de ensino.
Acesse o link e veja se realmente está exercendo o seu ministério de uma forma certa!
Tenham uma otima semana!

COMENTÁRIO DE MAX GEHNRINGER!

Irmãos,

Recebi esta matéria via e-mail e achei muito interessante.

Segue:

Comentário de Max Gehringer na Rádio CBN.

Falando sobre o mercado de trabalho. Existem muitos gurus que sabem dar respostas criativas às grandes questões sobre o mercado de trabalho.

Aqui vai um pequeno resumo da entrevista com o famoso Reynold Remhn:

Ainda é possível ser feliz num mundo tão competitivo?

Resposta: Quanto mais conhecimento conseguimos acumular, mais entendemos que ainda falta muito para aprendermos. É por isso que sofremos. Trabalhar em excesso é como perseguir o vento. A felicidade só existe para quem souber aproveitar agora os frutos do seu trabalho.

O profissional do futuro será um individualista?

Resposta: Pelo contrário. O azar será de quem ficar sozinho, porque se cair, não terá ninguém para ajudá-lo a levantar-se.

Que conselho o Sr. dá aos jovens que estão entrando no mercado de trabalho?

Resposta: É melhor ser criticado pelos sábios do que ser elogiado pelos insensatos. Elogios vazios são como gravetos atirados em uma fogueira.

E para os funcionários que tem Chefes centralizadores e perversos?

Reposta: Muitas vezes os justos são tratados pela cartilha dos injustos, mas isso passa. Por mais poderoso que alguém pareça ser, essa pessoa ainda será incapaz de dominar a própria respiração.

O que é exatamente sucesso?

Resposta: É o sono gostoso. Se a fartura do rico não o deixa dormir, ele estará acumulando, ao mesmo tempo, sua riqueza e sua desgraça.

Belas e sábias respostas.

Eu só queria me desculpar pelo fato de que não existe nenhum Reynold Remhn. Eu o inventei. Todas as respostas, embora extremamente atuais foram retiradas de um livro escrito há 2.300 anos: o ECLESIASTES.

Mas, se eu digo isso logo no começo, muita gente, talvez, nem tivesse interesse em continuar lendo, pois se trata de um livro da Bíblia.

Max Gheringer para a CBN'.

Recebido por e-mail.

domingo, 27 de julho de 2008

DEPRESSÃO, UMA DOENÇA DA ALMA!

Caros irmãos, segue um material muito interessante:

DEPRESSÃO

Generalidades
Depressão é uma palavra freqüentemente usada para descrever nossos sentimentos. Todos se sentem "para baixo" de vez em quando, ou de alto astral às vezes e tais sentimentos são normais. A depressão, enquanto evento psiquiátrico é algo bastante diferente: é uma doença como outra qualquer que exige tratamento. Muitas pessoas pensam estar ajudando um amigo deprimido ao incentivarem ou mesmo cobrarem tentativas de reagir, distrair-se, de se divertir para superar os sentimentos negativos. Os amigos que agem dessa forma fazem mais mal do que bem, são incompreensivos e talvez até egoístas. O amigo que realmente quer ajudar procura ouvir quem se sente deprimido e no máximo aconselhar ou procurar um profissional quando percebe que o amigo deprimido não está só triste.
Uma boa comparação que podemos fazer para esclarecer as diferenças conceituais entre a depressão psiquiátrica e a depressão normal seria comparar com a diferença que há entre clima e tempo. O clima de uma região ordena como ela prossegue ao longo do ano por anos a fio. O tempo é a pequena variação que ocorre para o clima da região em questão. O clima tropical exclui incidência de neve. O clima polar exclui dias propícios a banho de sol. Nos climas tropical e polar haverá dias mais quentes, mais frios, mais calmos ou com tempestades, mas tudo dentro de uma determinada faixa de variação. O clima é o estado de humor e o tempo as variações que existem dentro dessa faixa. O paciente deprimido terá dias melhores ou piores assim como o não deprimido. Ambos terão suas tormentas e dias ensolarados, mas as tormentas de um, não se comparam às tormentas do outro, nem os dias de sol de um, se comparam com os dias de sol do outro. Existem semelhanças, mas a manifestação final é muito diferente. Uma pessoa no clima tropical ao ver uma foto de um dia de sol no pólo sul tem a impressão de que estava quente e que até se poderia tirar a roupa para se bronzear. Este tipo de engano é o mesmo que uma pessoa comete ao comparar as suas fases de baixo astral com a depressão psiquiátrica de um amigo. Ninguém sabe o que um deprimido sente, só ele mesmo e talvez quem tenha passado por isso. Nem o psiquiatra sabe: ele reconhece os sintomas e sabe tratar, mas isso não faz com que ele conheça os sentimentos e o sofrimento do seu paciente.

Como é?
Os sintomas da depressão são muito variados, indo desde as sensações de tristeza, passando pelos pensamentos negativos até as alterações da sensação corporal como dores e enjôos. Contudo para se fazer o diagnóstico é necessário um grupo de sintomas centrais:
· Perda de energia ou interesse
· Humor deprimido
· Dificuldade de concentração
· Alterações do apetite e do sono
· Lentificação das atividades físicas e mentais
· Sentimento de pesar ou fracasso
Os sintomas corporais mais comuns são sensação de desconforto no batimento cardíaco, constipação, dores de cabeça, dificuldades digestivas. Períodos de melhoria e piora são comuns, o que cria a falsa impressão de que se está melhorando sozinho quando durante alguns dias o paciente sente-se bem. Geralmente tudo se passa gradualmente, não necessariamente com todos os sintomas simultâneos, aliás, é difícil ver todos os sintomas juntos. Até que se faça o diagnóstico praticamente todas as pessoas possuem explicações para o que está acontecendo com elas, julgando sempre ser um problema passageiro.

Outros sintomas que podem vir associados aos sintomas centrais são:
· Pessimismo
· Dificuldade de tomar decisões
· Dificuldade para começar a fazer suas tarefas
· Irritabilidade ou impaciência
· Inquietação
· Achar que não vale a pena viver; desejo de morrer
· Chorar à-toa
· Dificuldade para chorar
· Sensação de que nunca vai melhorar, desesperança...
· Dificuldade de terminar as coisas que começou
· Sentimento de pena de si mesmo
· Persistência de pensamentos negativos
· Queixas freqüentes
· Sentimentos de culpa injustificáveis
· Boca ressecada, constipação, perda de peso e apetite, insônia, perda do desejo sexual

Diferentes tipo de depressão
Basicamente existem as depressões monopolares (este não é um termo usado oficialmente) e a depressão bipolar (este termo é oficial). O transtorno afetivo bipolar se caracteriza pela alternância de fases deprimidas com maníacas, de exaltação, alegria ou irritação do humor. A depressão monopolar só tem fases depressivas.

Depressão e doenças cardíacas
Os sintomas depressivos apesar de muito comuns são pouco detectados nos pacientes de atendimento em outras especialidades, o que permite o desenvolvimento e prolongamento desse problema comprometendo a qualidade de vida do indivíduo e sua recuperação. Anteriormente estudos associaram o fumo, a vida sedentária, obesidade, ao maior risco de doença cardíaca. Agora, pelas mesmas técnicas, associa-se sintoma depressivo com maior risco de desenvolver doenças cardíacas. A doença cardíaca mais envolvida com os sintomas depressivos é o infarto do miocárdio. Também não se pode concluir apressadamente que depressão provoca infarto, não é assim. Nem todo obeso, fumante ou sedentário enfarta. Essas pessoas enfartam mais que as pessoas fora desse grupo, mas a incidência não é de 100%. Da mesma forma, a depressão aumenta o risco de infarto, mas numa parte dos pacientes. Está sendo investigado.

Depressão no paciente com câncer
A depressão costuma atingir 15 a 25% dos pacientes com câncer. As pessoas e os familiares que encaram um diagnóstico de câncer experimentarão uma variedade de emoções, estresses e aborrecimentos. O medo da morte, a interrupção dos planos de vida, perda da auto-estima e mudanças da imagem corporal, mudanças no estilo social e financeiro são questões fortes o bastante para justificarem desânimo e tristeza. O limite a partir de qual se deve usar antidepressivos não é claro, dependerá da experiência de cada psiquiatra. A princípio sempre que o paciente apresente um conjunto de sintomas depressivos semelhante ao conjunto de sintomas que os pacientes deprimidos sem câncer apresentam, deverá ser o ponto a partir do qual se deve entrar com medicações.
Existem alguns mitos sobre o câncer e as pessoas que padecem dele, tais como"os portadores de câncer são deprimidos". A depressão em quem tem câncer é normal, o tratamento da depressão no paciente com câncer é ineficaz. A tristeza e o pesar são sentimentos normais para uma pessoa que teve conhecimento da doença. Questões como a resposta ao tratamento, o tempo de sobrevida e o índice de cura entre pacientes com câncer com ou sem depressão estão sendo mais enfocadas do que a investigação das melhores técnicas para tratamento da depressão.
Normalmente a pessoa que fica sabendo que está com câncer torna-se durante um curto espaço de tempo descrente, desesperada ou nega a doença. Esta é uma resposta normal no espectro de emoções dessa fase, o que não significa que sejam emoções insuperáveis. No decorrer do tempo o humor depressivo toma o lugar das emoções iniciais. Agora o paciente pode ter dificuldade para dormir e perda de apetite. Nessa fase o paciente fica ansioso, não consegue parar de pensar no seu novo problema e teme pelo futuro. As estatísticas mostram que aproximadamente metade das pessoas conseguirá se adaptar a essa situação tão adversa. Com isso estas pessoas aceitam o tratamento e o novo estilo de vida imposto não fica tão pesado.

A identificação da depressão
Para afirmarmos que o paciente está deprimido temos que afirmar que ele sente-se triste a maior parte do dia quase todos os dias, não tem tanto prazer ou interesse pelas atividades que apreciava, não consegue ficar parado e pelo contrário movimenta-se mais lentamente que o habitual. Passa a ter sentimentos inapropriados de desesperança desprezando-se como pessoa e até mesmo se culpando pela doença ou pelo problema dos outros, sentindo-se um peso morto na família. Com isso, apesar de ser uma doença potencialmente fatal, surgem pensamentos de suicídio. Esse quadro deve durar pelo menos duas semanas para que possamos dizer que o paciente está deprimido.

Causa da Depressão
A causa exata da depressão permanece desconhecida. A explicação mais provavelmente correta é o desequilíbrio bioquímico dos neurônios responsáveis pelo controle do estado de humor. Esta afirmação baseia-se na comprovada eficácia dos antidepressivos. O fato de ser um desequilíbrio bioquímico não exclui tratamentos não farmacológicos. O uso continuado da palavra pode levar a pessoa a obter uma compensação bioquímica. Apesar disso nunca ter sido provado, o contrário também nunca foi.Eventos desencadeantes são muito estudados e de fato encontra-se relação entre certos acontecimentos estressantes na vida das pessoas e o início de um episódio depressivo. Contudo tais eventos não podem ser responsabilizados pela manutenção da depressão. Na prática a maioria das pessoas que sofre um revés se recupera com o tempo. Se os reveses da vida causassem depressão todas as pessoas a eles submetidos estariam deprimidas e não é isto o que se observa. Os eventos estressantes provavelmente disparam a depressão nas pessoas predispostas, vulneráveis. Exemplos de eventos estressantes são perda de pessoa querida, perda de emprego, mudança de habitação contra vontade, doença grave, pequenas contrariedades não são consideradas como eventos fortes o suficiente para desencadear depressão. O que torna as pessoas vulneráveis ainda é objeto de estudos. A influência genética como em toda medicina é muito estudada. Trabalhos recentes mostram que mais do que a influência genética, o ambiente durante a infância pode predispor mais as pessoas. O fator genético é fundamental uma vez que os gêmeos idênticos ficam mais deprimidos do que os gêmeos não idênticos.

terça-feira, 22 de julho de 2008

DESCUBRA O SEU TEMPERAMENTO!

Caros irmãos,
Segue abaixo instruções para realizar o teste:

  • O teste é confidencial, faça-o sozinho;
  • Leia a relação dos 200 itens que correspondem aos 4 tipos de temperamentos;
  • Se não souber o significado de alguma palavra, pesquise-a em um dicionário;
  • Marque ao lado dos itens, que você considera que fazem parte do seu temperamento;
  • Não é necessário pensar muito, marque pela sua intuição;
  • Lembre-se, não marque o que você gostaria de ser, mas sim, aquilo que você realmente é;
  • Analise tanto os seus pontos positivos como os seus pontos negativos;

Veja o resultado!

Links para acessar o teste:

http://www.embaixadoresdorei.com.br/art_aux/testetemp.htm

http://www.igrejaboasnovas.com.br/curiosidade7.htm

Fiquem na paz do Senhor!

COMPETIÇÃO EXTRA - MUITO BOM!

A competição extra neste domingo foi muito divertida!

Segue abaixo as perguntas e respostas e também o link para acesso a lista de fobias:

COMPETIÇÃO EXTRA

Valendo 100 pontos para classe que responder:


O que é odinofobia: (Classe Filadelfia) - 100 pontos
a) Medo de Dor
b) Medo de Dinossauro
c) Medo de Cair

O que é liginofobia: (Classe Herois da Fé) - 100 pontos
a) Medo de Caminhão
b) Medo de Barulhos
c) Medo de Pássaros

Falacrofobia: (Classe Ebenezer) - 000 pontos
a) Medo de Cantar
b) Medo de Andar
c) Medo de tornar-se careca

O que é misofobia: (Classe Frutos da Criação) - 100 pontos
a) Medo de Avião
b) Medo de Sujeira/Vermes
c) Medo de palhaços

O que pe pirofobia: (Classe Primicias) - 100 pontos
a) Medo de ficar Louco
b) Medo de namorar
c) Medo de Fogo


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_fobias acesso em 20/07/2008.


Que pena que a classe Ebenezer errou! Mas logo logo teremos mais competições extras!

Fiquem na Paz!

sábado, 5 de julho de 2008

QUE CULTO ABENÇOADO!!!

A paz do Senhor a todos, Mais um trimestre se passa e a EBD continua vivenciando a glória de Deus!
Neste domingo tivemos o Grande culto da EBD e foi uma bênção!
Iniciamos com um grande café da manhã onde a colaboração dos irmãos nos proporcionou uma mesa repleta de delicias como bolos, pães, bolachas, frios, saladas de frutas... Sem contar suco natural de diversos sabores feitos pelo irmão Elias! Que Deus abençoe a todos os irmãos que colaboraram com o café, tanto os que trouxeram os alimentos como também aqueles que com carinho auxiliaram em toda a preparação. Realmente este foi um dos cafés mais cooperados!
O culto foi uma bênção! Os departamentos da igreja confirmaram a presença no culto adorando a Deus através de seus louvores e a Palavra de Deus foi ministrada pela professora Rose, classe primícias, que verdadeiramente impactou os nossos corações.
Como sempre, a premiação também teve o seu papel especial, parabéns a todos aqueles que ganharam brindes e façam um bom uso do mesmo! Não posso deixar de ressaltar a irmã Samara que além de ser abençoada, abençoou o seu querido pai (Presbítero André) sendo a ganhadora da bíblia de estudo NTLH.
Que bênção!
Vamos para o 3º trimestre estudando um tema pertinente: "As doenças do nosso século".Venha e participe! A sua presença na EBD é de grande importância, não só para EBD, mas para você também, que aprenderá mais da palavra de Deus!
Lembre-se, a nossa competição neste domingo será o KILO, ajude a assistência social de nossa Igreja!
Fiquem na paz!

segunda-feira, 14 de abril de 2008

ELE VIRÁ COM CERTEZA!!!

Ela Virá... Com Certeza!

'Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem' (Hebreus 11:1).
Certo homem morava na cidade de Nova Iorque, em uma casa junto ao Rio Hudson. Sua filha foi passar o inverno com ele, levando com ela suas filhas. Durante o tempo em que estiveram lá, uma das netas ficou enferma, sendo vítima da escarlatina. A menina ficou só em um quarto, para recuperar-se da doença. Todas as manhãs o avô costumava ir até o quarto da neta, antes de ir para o trabalho, para orar por ela. Em um desses dias, a menina tomou a mão do avô e o levou até o canto do quarto. Sem dizer uma palavra ela apontou para o chão onde havia arranjado, com pequenos pedaços de biscoito, a seguinte frase: 'Vovô, eu queria ganhar uma caixa de pintura'. Ele não disse nada. Saiu e foi cuidar de seus negócios. Quando retornou, como habitualmente fazia, foi até o quarto da neta. Esta, sem esperar que ele dissesse qualquer coisa e mesmo sem saber se havia atendido seu pedido, levou-o até o mesmo canto e lá estava escrito com os pedaços de biscoito: 'Vovô, muito obrigado pela caixa de pintura'.
Isso era, verdadeiramente, fé. ('Caminho Para Deus' - Moody)!
O que permanece em nosso coração depois de colocarmos diante de Deus uma necessidade? Uma ansiedade pela resposta? Uma dúvida se vai ou não atender? Uma desconfiança de que não seremos atendidos simplesmente porque não a merecemos? Quando fazemos um pedido a Deus precisamos estar certos deque Deus nos responderá pelos merecimentos de Jesus. Ele pagou o preço de nossos pecados e, por isso, podemosnovamente chegar à presença do Pai sem qualquer temor, sem culpa e sem condenação. Em Cristo somos amados de Deus e Ele tem prazer em nos dar o melhor e em suprir todas as nossas necessidades.
É melhor não orar do que orar sem fé e sem a certeza de que seremos atendidos. Ao nos colocarmos diante do altar de Deus, precisamos crer plenamente de que Ele nos dará toda a atenção e que a nossa bênção chegará. Quando orar ao Senhor, nunca termine sem agradecer aresposta. Ela virá... com certeza.
Recebido por e-mail.
André Santos

sexta-feira, 11 de abril de 2008

ALIMENTO ABUNDANTE!

Alimento Abundante

"E tu, sê uma bênção" (Gênesis 12:2).
Conta-se a história de uma pequena aldeia de pescadoresonde, por muitos anos, um bando de gaivotas se alimentava das sobras que os pescadores deixavam. Tudo estava excelente para as gaivotas do mar até que a pesca se mostrou escassa e os pescadores se mudaram para um outro local, onde o peixe era mais abundante. As gaivotas não seguiram os pescadores e, porque estavam acostumadas a viver daquilo que eles lhes davam, sem jamais ter aprendido a alimentar-se por si mesmas, acabaram morrendo todas.
Os cristãos que se alimentam apenas do que os outros ensinam são como essas tolas gaivotas do mar. Vivem na dependênciade terceiros, correndo para aqui e para ali em busca de uma bênção que os sustente em determinadas situações. Se o irmão fulano mudou-se para outra cidade e se a irmã siclana partiu para o Senhor, vêem-se desamparados, desprotegidos, sem saber o que fazer. Perdem o ânimo, afastam-se da igreja, não encontram forças para vencer as lutas da vida e acabam morrendo espiritualmente.
Precisamos, como filhos do Deus vivo, aprender a buscar o nosso alimento diretamente na fonte, aos pés do nosso Senhore Salvador Jesus Cristo. Ele tem tudo de que necessitamos, tem a palavra certa na ocasião certa, tem a paz quando nosso mundo está envolto em aflição, tem a orientação perfeita quando estamos confusos, tem a força para vencermos as batalhas, tem a motivação que não encontramos quando tudo parece perdido. Não podemos viver dependendo de bênçãos de terceiros. Pelo contrário, precisamos ser, nós mesmos, uma bênção nas mãos de Deus. Reunimo-nos com os irmãos não apenas na expectativade receber algo, mas na alegria de poder compartilhar também aquilo que temos experimentado.
No Senhor você tem alimento abundante para toda a sua vida aqui no mundo e por toda a eternidade.
Recebido por e-mail.
Venha a Escola Dominical e aprenda a Palavra de Deus!
André Santos

terça-feira, 8 de abril de 2008

O QUE REALMENTE IMPORTA!

O QUE REALMENTE IMPORTA?

POUCO ME IMPORTA SE VOCÊ DIZ QUE É CRISTÃO!
Durante séculos muito sangue foi derramado injustamente por um número incalculável daqueles que se diziam cristãos. Ao capturarem Jerusalém, em 1099, os cruzados, ou como diziam, "os defensores de Cristo", fizeram jorrar sangue de seus habitantes. Entre os anos de 1095 e 1269, judeus, muçulmanos e mesmo cristãos foram massacrados pelas turbas armadas em seu caminho a Terra Santa. Que diremos da Inquisição, que mandou para fogueira milhares de inocentes?
POUCO ME IMPORTA SE VOCÊ DIZ QUE É CRENTE!
Crente significa o que crê ou aquele que tem fé. Ao pé da letra, portanto, todas as pessoas que têm fé, independentemente da razão dessa fé, podem ser chamadas de crentes, inclusive o próprio Diabo: "Tu crês que há um só Deus: fazes bem: também os demônios o crêem, e estremecem" (Tg. 2:19).
POUCO ME IMPORTA SE VOCÊ DIZ QUE É PROTESTANTE!
A Reforma Protestante, que aconteceu na Alemanha, em 1529, não trouxe à tona apenas uma nova fé. Muitas injustiças foram praticadas por aqueles que seguiam esta nova fé. Mesmo Martinho Lutero, o ícone do protestantismo, manifestou, em muitas ocasiões, sua aversão contra os judeus. Foi na própria Alemanha protestante que se deu a grande carnificina praticada por Hitler. Que diremos dos protestantes da Irlanda do Norte, os quais vivem constantemente em pé de guerra contra seus conterrâneos católicos? E o que se pode dizer dos Estados Unidos, país estatisticamente protestante, que ufanado em seu poderio militar, tem aniquilado um considerável número de civis inocentes?
POUCO ME IMPORTA SE VOCÊ DIZ QUE É EVANGÉLICO!
Em nossos dias, o fato de alguém ser evangélico não significa – necessariamente – que tal pessoa assumiu um compromisso com o genuíno Evangelho de Cristo. Para muitos, evangélico é uma espécie de "grife espiritual", da qual muitos fazem uso para se promover financeiramente. É bem comum, por exemplo, a artistas que fracassaram em suas carreiras profissionais, após se tornarem evangélicos, voltarem a ser estrelas, brilhando nos palcos "gospels" pelo mundo afora.
O QUE REALMENTE IMPORTA?
O que dizemos que somos, de nada valerá se não demonstramos isto na prática. Em outras palavras, de nada adianta você dizer que é cristão, crente, protestante ou evangélico, se no seu dia-a-dia, no seu viver cotidiano, você é capaz de odiar, magoar ou humilhar uma pessoa. Se você não me amar como a si mesmo, pouco me importa o que sai da sua boca.
Texto recebido por e-mail.

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

"COMO IR AO CÉU SEM JESUS"

Caros irmãos, ao ler esta mensagem senti o grande desejo de compartilhar...
Boa leitura!

"Como ír ao céu sem Jesus"

Se este artigo ultrapassar o número de 100 visitas, chegarei a pelo menos, a três conclusões!
Se você abriu o artigo e está lendo, se realmente desejou saber como ír ao céu sem Jesus, você esta passando pela incrível experiência de descobrir, através da primeira conclusão, que você pode infelizmente, estar incluído entre um número absurdo de pessoas que não têm muita certeza da própria fé! (Isso sería lamentável, se verdade, porém, não desesperador ou definitivo). Quando Jesus afirmou "Eu sou O Caminho" (Jo 14.6), o artigo definido (O), excluiu qualquer outra possibilidade de haver atalhos, paralelas, vicinais que levem o homem ao céu. Então porque mesmo assim você continua lendo? (Não que isso deponha alguma coisa contra você mesmo, pelo fato de estar lendo, a não ser que esteja entre essas pessoas que me referí, com dúvidas sobre a salvação). Será que você continua lendo por causa das outras conclusões? A segunda conclusão (e essa é muito boa) é que você é uma pessoa, como eu, curiosa! Isso denota que não temos medo ou vergonha em aprender, mesmo que seja com os erros ou o maior absurdo que possa ser dito, pelo mais ignorante dos homens. Até os meus quatorze anos, eu era "neto de Deus" e conhecia um Jesus impessoal. Mas sempre existiu dentro de mim (dado por Deus), uma sede, curiosidade em saber quem era aquele Jesus de quem tanto meus pais falavam. Minha curiosidade (inspirada pelo Espírito Santo de Deus) me levou, do mundo das drogas, do inferno das trevas e loucuras nos desvaneios "pós-efeito" alucinógenos, para o mundo de Deus, ao céu das luzes da Verdade, ao êxtase da presença real de Cristo. Mas talvez seja a terceira conclusão que tenha motivado você a estar lendo até agora! O fato de que precisamos falar, gritar, pregar em todo tempo e lugar, a mesma mensagem pura do Evangelho, do início da Igreja, de que o homem foi formado em pecado, destituído da glória de Deus, deve reconhecer-se pecador, arrepender-se dos seus pecados, confessar a Jesus como Salvador, abandonar a antiga vida, viver em santidade, anunciar o Evangelho da salvação e aguardar, sem se desviar, a volta gloriosa de Cristo, que está próxima, Maranata! Você esperava outras conclusões? Algo extraordinário? E há alguma coisa maior do que essa verdade? Quais palavras têm saído dos nossos púlpitos? Qual o tema das nossas mensagens? Será que cansamos de pregar o estritamente necessário para pregar o "politicamente correto", um evangelho plástico? Você é um pregador que apenas prepara o homem para viver na terra ou está entre os poucos que pregam a "velha/atual" mensagem do arrebatamento? Se você conseguisse chamar a atenção de alguém que parasse para te ouvir (assim como fiz com você), quais palavras escolheria para dizer? Espero que sejam essas: "É impossível ír ao céu sem Jesus. Somente Ele é O Caminho".
Pr.Dirceu Pereira