domingo, 27 de julho de 2008

DEPRESSÃO, UMA DOENÇA DA ALMA!

Caros irmãos, segue um material muito interessante:

DEPRESSÃO

Generalidades
Depressão é uma palavra freqüentemente usada para descrever nossos sentimentos. Todos se sentem "para baixo" de vez em quando, ou de alto astral às vezes e tais sentimentos são normais. A depressão, enquanto evento psiquiátrico é algo bastante diferente: é uma doença como outra qualquer que exige tratamento. Muitas pessoas pensam estar ajudando um amigo deprimido ao incentivarem ou mesmo cobrarem tentativas de reagir, distrair-se, de se divertir para superar os sentimentos negativos. Os amigos que agem dessa forma fazem mais mal do que bem, são incompreensivos e talvez até egoístas. O amigo que realmente quer ajudar procura ouvir quem se sente deprimido e no máximo aconselhar ou procurar um profissional quando percebe que o amigo deprimido não está só triste.
Uma boa comparação que podemos fazer para esclarecer as diferenças conceituais entre a depressão psiquiátrica e a depressão normal seria comparar com a diferença que há entre clima e tempo. O clima de uma região ordena como ela prossegue ao longo do ano por anos a fio. O tempo é a pequena variação que ocorre para o clima da região em questão. O clima tropical exclui incidência de neve. O clima polar exclui dias propícios a banho de sol. Nos climas tropical e polar haverá dias mais quentes, mais frios, mais calmos ou com tempestades, mas tudo dentro de uma determinada faixa de variação. O clima é o estado de humor e o tempo as variações que existem dentro dessa faixa. O paciente deprimido terá dias melhores ou piores assim como o não deprimido. Ambos terão suas tormentas e dias ensolarados, mas as tormentas de um, não se comparam às tormentas do outro, nem os dias de sol de um, se comparam com os dias de sol do outro. Existem semelhanças, mas a manifestação final é muito diferente. Uma pessoa no clima tropical ao ver uma foto de um dia de sol no pólo sul tem a impressão de que estava quente e que até se poderia tirar a roupa para se bronzear. Este tipo de engano é o mesmo que uma pessoa comete ao comparar as suas fases de baixo astral com a depressão psiquiátrica de um amigo. Ninguém sabe o que um deprimido sente, só ele mesmo e talvez quem tenha passado por isso. Nem o psiquiatra sabe: ele reconhece os sintomas e sabe tratar, mas isso não faz com que ele conheça os sentimentos e o sofrimento do seu paciente.

Como é?
Os sintomas da depressão são muito variados, indo desde as sensações de tristeza, passando pelos pensamentos negativos até as alterações da sensação corporal como dores e enjôos. Contudo para se fazer o diagnóstico é necessário um grupo de sintomas centrais:
· Perda de energia ou interesse
· Humor deprimido
· Dificuldade de concentração
· Alterações do apetite e do sono
· Lentificação das atividades físicas e mentais
· Sentimento de pesar ou fracasso
Os sintomas corporais mais comuns são sensação de desconforto no batimento cardíaco, constipação, dores de cabeça, dificuldades digestivas. Períodos de melhoria e piora são comuns, o que cria a falsa impressão de que se está melhorando sozinho quando durante alguns dias o paciente sente-se bem. Geralmente tudo se passa gradualmente, não necessariamente com todos os sintomas simultâneos, aliás, é difícil ver todos os sintomas juntos. Até que se faça o diagnóstico praticamente todas as pessoas possuem explicações para o que está acontecendo com elas, julgando sempre ser um problema passageiro.

Outros sintomas que podem vir associados aos sintomas centrais são:
· Pessimismo
· Dificuldade de tomar decisões
· Dificuldade para começar a fazer suas tarefas
· Irritabilidade ou impaciência
· Inquietação
· Achar que não vale a pena viver; desejo de morrer
· Chorar à-toa
· Dificuldade para chorar
· Sensação de que nunca vai melhorar, desesperança...
· Dificuldade de terminar as coisas que começou
· Sentimento de pena de si mesmo
· Persistência de pensamentos negativos
· Queixas freqüentes
· Sentimentos de culpa injustificáveis
· Boca ressecada, constipação, perda de peso e apetite, insônia, perda do desejo sexual

Diferentes tipo de depressão
Basicamente existem as depressões monopolares (este não é um termo usado oficialmente) e a depressão bipolar (este termo é oficial). O transtorno afetivo bipolar se caracteriza pela alternância de fases deprimidas com maníacas, de exaltação, alegria ou irritação do humor. A depressão monopolar só tem fases depressivas.

Depressão e doenças cardíacas
Os sintomas depressivos apesar de muito comuns são pouco detectados nos pacientes de atendimento em outras especialidades, o que permite o desenvolvimento e prolongamento desse problema comprometendo a qualidade de vida do indivíduo e sua recuperação. Anteriormente estudos associaram o fumo, a vida sedentária, obesidade, ao maior risco de doença cardíaca. Agora, pelas mesmas técnicas, associa-se sintoma depressivo com maior risco de desenvolver doenças cardíacas. A doença cardíaca mais envolvida com os sintomas depressivos é o infarto do miocárdio. Também não se pode concluir apressadamente que depressão provoca infarto, não é assim. Nem todo obeso, fumante ou sedentário enfarta. Essas pessoas enfartam mais que as pessoas fora desse grupo, mas a incidência não é de 100%. Da mesma forma, a depressão aumenta o risco de infarto, mas numa parte dos pacientes. Está sendo investigado.

Depressão no paciente com câncer
A depressão costuma atingir 15 a 25% dos pacientes com câncer. As pessoas e os familiares que encaram um diagnóstico de câncer experimentarão uma variedade de emoções, estresses e aborrecimentos. O medo da morte, a interrupção dos planos de vida, perda da auto-estima e mudanças da imagem corporal, mudanças no estilo social e financeiro são questões fortes o bastante para justificarem desânimo e tristeza. O limite a partir de qual se deve usar antidepressivos não é claro, dependerá da experiência de cada psiquiatra. A princípio sempre que o paciente apresente um conjunto de sintomas depressivos semelhante ao conjunto de sintomas que os pacientes deprimidos sem câncer apresentam, deverá ser o ponto a partir do qual se deve entrar com medicações.
Existem alguns mitos sobre o câncer e as pessoas que padecem dele, tais como"os portadores de câncer são deprimidos". A depressão em quem tem câncer é normal, o tratamento da depressão no paciente com câncer é ineficaz. A tristeza e o pesar são sentimentos normais para uma pessoa que teve conhecimento da doença. Questões como a resposta ao tratamento, o tempo de sobrevida e o índice de cura entre pacientes com câncer com ou sem depressão estão sendo mais enfocadas do que a investigação das melhores técnicas para tratamento da depressão.
Normalmente a pessoa que fica sabendo que está com câncer torna-se durante um curto espaço de tempo descrente, desesperada ou nega a doença. Esta é uma resposta normal no espectro de emoções dessa fase, o que não significa que sejam emoções insuperáveis. No decorrer do tempo o humor depressivo toma o lugar das emoções iniciais. Agora o paciente pode ter dificuldade para dormir e perda de apetite. Nessa fase o paciente fica ansioso, não consegue parar de pensar no seu novo problema e teme pelo futuro. As estatísticas mostram que aproximadamente metade das pessoas conseguirá se adaptar a essa situação tão adversa. Com isso estas pessoas aceitam o tratamento e o novo estilo de vida imposto não fica tão pesado.

A identificação da depressão
Para afirmarmos que o paciente está deprimido temos que afirmar que ele sente-se triste a maior parte do dia quase todos os dias, não tem tanto prazer ou interesse pelas atividades que apreciava, não consegue ficar parado e pelo contrário movimenta-se mais lentamente que o habitual. Passa a ter sentimentos inapropriados de desesperança desprezando-se como pessoa e até mesmo se culpando pela doença ou pelo problema dos outros, sentindo-se um peso morto na família. Com isso, apesar de ser uma doença potencialmente fatal, surgem pensamentos de suicídio. Esse quadro deve durar pelo menos duas semanas para que possamos dizer que o paciente está deprimido.

Causa da Depressão
A causa exata da depressão permanece desconhecida. A explicação mais provavelmente correta é o desequilíbrio bioquímico dos neurônios responsáveis pelo controle do estado de humor. Esta afirmação baseia-se na comprovada eficácia dos antidepressivos. O fato de ser um desequilíbrio bioquímico não exclui tratamentos não farmacológicos. O uso continuado da palavra pode levar a pessoa a obter uma compensação bioquímica. Apesar disso nunca ter sido provado, o contrário também nunca foi.Eventos desencadeantes são muito estudados e de fato encontra-se relação entre certos acontecimentos estressantes na vida das pessoas e o início de um episódio depressivo. Contudo tais eventos não podem ser responsabilizados pela manutenção da depressão. Na prática a maioria das pessoas que sofre um revés se recupera com o tempo. Se os reveses da vida causassem depressão todas as pessoas a eles submetidos estariam deprimidas e não é isto o que se observa. Os eventos estressantes provavelmente disparam a depressão nas pessoas predispostas, vulneráveis. Exemplos de eventos estressantes são perda de pessoa querida, perda de emprego, mudança de habitação contra vontade, doença grave, pequenas contrariedades não são consideradas como eventos fortes o suficiente para desencadear depressão. O que torna as pessoas vulneráveis ainda é objeto de estudos. A influência genética como em toda medicina é muito estudada. Trabalhos recentes mostram que mais do que a influência genética, o ambiente durante a infância pode predispor mais as pessoas. O fator genético é fundamental uma vez que os gêmeos idênticos ficam mais deprimidos do que os gêmeos não idênticos.

terça-feira, 22 de julho de 2008

DESCUBRA O SEU TEMPERAMENTO!

Caros irmãos,
Segue abaixo instruções para realizar o teste:

  • O teste é confidencial, faça-o sozinho;
  • Leia a relação dos 200 itens que correspondem aos 4 tipos de temperamentos;
  • Se não souber o significado de alguma palavra, pesquise-a em um dicionário;
  • Marque ao lado dos itens, que você considera que fazem parte do seu temperamento;
  • Não é necessário pensar muito, marque pela sua intuição;
  • Lembre-se, não marque o que você gostaria de ser, mas sim, aquilo que você realmente é;
  • Analise tanto os seus pontos positivos como os seus pontos negativos;

Veja o resultado!

Links para acessar o teste:

http://www.embaixadoresdorei.com.br/art_aux/testetemp.htm

http://www.igrejaboasnovas.com.br/curiosidade7.htm

Fiquem na paz do Senhor!

COMPETIÇÃO EXTRA - MUITO BOM!

A competição extra neste domingo foi muito divertida!

Segue abaixo as perguntas e respostas e também o link para acesso a lista de fobias:

COMPETIÇÃO EXTRA

Valendo 100 pontos para classe que responder:


O que é odinofobia: (Classe Filadelfia) - 100 pontos
a) Medo de Dor
b) Medo de Dinossauro
c) Medo de Cair

O que é liginofobia: (Classe Herois da Fé) - 100 pontos
a) Medo de Caminhão
b) Medo de Barulhos
c) Medo de Pássaros

Falacrofobia: (Classe Ebenezer) - 000 pontos
a) Medo de Cantar
b) Medo de Andar
c) Medo de tornar-se careca

O que é misofobia: (Classe Frutos da Criação) - 100 pontos
a) Medo de Avião
b) Medo de Sujeira/Vermes
c) Medo de palhaços

O que pe pirofobia: (Classe Primicias) - 100 pontos
a) Medo de ficar Louco
b) Medo de namorar
c) Medo de Fogo


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_fobias acesso em 20/07/2008.


Que pena que a classe Ebenezer errou! Mas logo logo teremos mais competições extras!

Fiquem na Paz!

sábado, 5 de julho de 2008

QUE CULTO ABENÇOADO!!!

A paz do Senhor a todos, Mais um trimestre se passa e a EBD continua vivenciando a glória de Deus!
Neste domingo tivemos o Grande culto da EBD e foi uma bênção!
Iniciamos com um grande café da manhã onde a colaboração dos irmãos nos proporcionou uma mesa repleta de delicias como bolos, pães, bolachas, frios, saladas de frutas... Sem contar suco natural de diversos sabores feitos pelo irmão Elias! Que Deus abençoe a todos os irmãos que colaboraram com o café, tanto os que trouxeram os alimentos como também aqueles que com carinho auxiliaram em toda a preparação. Realmente este foi um dos cafés mais cooperados!
O culto foi uma bênção! Os departamentos da igreja confirmaram a presença no culto adorando a Deus através de seus louvores e a Palavra de Deus foi ministrada pela professora Rose, classe primícias, que verdadeiramente impactou os nossos corações.
Como sempre, a premiação também teve o seu papel especial, parabéns a todos aqueles que ganharam brindes e façam um bom uso do mesmo! Não posso deixar de ressaltar a irmã Samara que além de ser abençoada, abençoou o seu querido pai (Presbítero André) sendo a ganhadora da bíblia de estudo NTLH.
Que bênção!
Vamos para o 3º trimestre estudando um tema pertinente: "As doenças do nosso século".Venha e participe! A sua presença na EBD é de grande importância, não só para EBD, mas para você também, que aprenderá mais da palavra de Deus!
Lembre-se, a nossa competição neste domingo será o KILO, ajude a assistência social de nossa Igreja!
Fiquem na paz!