sexta-feira, 1 de abril de 2011

CONVERSAS NA MESA...

Talvez nestes tempos novos seja ainda possível ter pelo menos uma das refeições com a família reunida. Talvez você só encontre a todos no restaurante, pois, além de mais prático, pode até proporcionar um gasto menor.
A pergunta é: o que a família conversa nesta hora da refeição ? Todos têm seu momento de falar ? Qual é o assunto preferido na sua casa ?
Alguns fatores podem indicar o resultado dessas conversas. Por exemplo, o fato de os filhos quererem pegar seus pratos e almoçarem diante da TV ou do computador talvez demonstre que o clima à mesa não está tão bom pra eles. Aliás, é uma péssima idéia querer aproveitar a turma reunida para “lavar a roupa suja”, discutir as notas do colégio, o gasto excessivo em alguma parte do orçamento doméstico, o tempo excessivo gasto diante da TV e assim por diante. Não vai ser à toa se os filhos quiserem fugir desta tortura. Ou eles nem têm a chance de falar. Os pais talvez fiquem tão concentrados em discutir os problemas do trabalho, das finanças, de doenças e sabe-se lá o que mais...
Cabe lembrar que quem come compulsivamente tem uma boa chance de adquirir mais peso, caso os assuntos à mesa sejam desta envergadura. E quem já conseguiu criar uma úlcera, tem um bom motivo para parar de comer, pois já terá perdido a fome mesmo.
Mas o que conversar então?
Quem tem filhos, escute-os. Deixe-os contar o que fizeram na escola, do que aprontaram. A refeição terá uma digestão muito melhor, se à mesa houver espaço para um bom sorriso ou uma gargalhada. Sim? Falar sobre assuntos agradáveis, pensar em soluções financeiras, planejar o fim de semana, falar sobre as próximas férias, também pode ser muito bom. Talvez então todos queiram sentar-se à mesa e sentir prazer na família reunida. Quer mais? E que tal conversar com Deus, agradecendo-lhe a vida, o alimento, a família, a união ?

Pense nisso!

Fonte: Grupo Semeando a Semente

2 Comments:

Pr. Linaldo Junior said...

Muito propicio e importante este artigo... Deus abençoe sua vida, Paz!

André said...

A paz do Senhor Pastor Linaldo! Obrigado pelas considerações! Em Cristo.