quarta-feira, 2 de novembro de 2011

QUATRO TIPOS DE AZEITE...

Queridos Irmãos, 

Há um bom tempo não tenho postado no blog... Isso devido a correria do dia a dia... Não tem sido fácil, mas o Senhor tem nos dado vitória! 
Domingo retrasado, ministrei a palavra de Deus na Assembléia de Deus na cidade de Jundiaí a convide de um grande amigo, Irmão Joaquim. Foi uma benção, e então senti de redigir em poucas palavras aquilo que o Senhor colocou em meu coração naquela noite. Segue abaixo e que o Senhor fale ao seu coração!

"Os quadro tipos de azeite...”
As quatro características de um crente ungido!
Leitura:

Eclesiastes 9:8 “Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça”.

Introdução:

Já ministrei sobre as características peculiares de uma oliveira, porém me deparei mais uma vez com esta magnífica arvore, agora não para falar de suas características peculiares, mas sim enfatizar o seu fruto, ou melhor, o produto de seu fruto, o azeite, que tem uma característica peculiar para o povo de Israel e que nos remete de uma forma espiritual a Pessoa do Espírito Santo de Deus.

O Azeite é o símbolo do Espírito Santo de Deus, por isso que utilizamos alguns jargões clássicos enfatizando esta idéia. A bíblia é expressiva no se refere à busca pelo espírito santo de Deus, pois assim somos ungidos e permanecemos cheios da Sua presença. Podemos relacionar a busca do Espírito Santo de Deus com o processo da fabricação do Azeite, pois na fabricação do azeite produz quatro tipos principais. Quando buscamos o Espírito Santo nos sobrevêm também quatro características peculiares que identifica o ungido de Deus! Vejamos.  

Antes de adentrarmos nos quatro principais tipos de azeite, é importante salientar o método utilizado para a produção através de uma prensa e quatro grandes pedras. A cada pedra posta a prensa, um processo se fazia e um tipo de azeite se produzia. Abrindo parênteses, só passando pelo processo na prensa de Jeová é que em nós flui o verdadeiro azeite... 

Vejamos os tipos de azeite e as principais características de um ungido:

O primeiro tipo de azeite era extremamente puro e levado para o Templo da Gloria de Deus sendo destinado exclusivamente para unção e adoração ao Senhor. Quando buscamos o Espírito Santo de Deus, a primeira característica que nos sobrevém é a de exclusivo adorador, pois para um ungido de Deus a sua primazia é adorar ao Senhor!

“João 4:23  Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem”

O segundo azeite era obtido para uso na alimentação. O azeite junto com a farinha era utilizado para a fabricação de pães e bolos. Aqui podemos ver que aquele que tem o azeite, munido da farinha que é a Palavra de Deus, sacia a sua fome, ou seja, a segunda característica daquele que busca o Espírito Santo de Deus e estar alimentado.

“João 6:35  E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome; e quem crê em mim nunca terá sede”

Terceiro azeite era utilizado como combustível para as lâmpadas. A terceira característica daquele que busca o Espírito Santo é estar na luz ou ser a luz, iluminando o mundo, brilhando em meio às trevas.

“Mateus 5:16  Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus.”

“Mateus 5:14  Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte.”

O quarto azeite era extraído impregnado ao resíduo que sobrava de todas as prensagens, essa massa final era utilizada como componente principal para a obtenção de um tipo de sabão. A quarta característica daquele que busca o Espírito Santo é estar purificado, limpo das impurezas deste mundo.

“João 15:3 Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado”.

“Eclesiastes 9:8 Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça”.


Conclusão:

Aceitar ser tratado na prensa do Senhor e buscar o Espírito Santo de Deus, produzindo então unção para prosseguirmos é primordial em tempos difíceis como estes que estamos a viver. Com isso meu irmão, esteja firme, e que nunca falte óleo sobre a sua cabeça.


Por André Santos

0 Comments: