domingo, 30 de agosto de 2009

EU AMO SER PROFESSOR DA ESCOLA DOMINICAL


Escola Dominical
(poema)

Há uma Escola bendita
Onde se aprende a verdade,
Traz a mensagem inaudita
Da graça e da liberdade.
Nesta Escola conhecemos
O que fizeram os heróis,
Cujas vidas bem sabemos
São para nós qual faróis.
Vidas como a de Sansão,
De Moisés e de Josué,
Que nos falam ao coração
E nos incitam à fé.
Uma história tão bonita
É a do jovem Daniel,
De Ruth, a moabita
E do justo irmão Abel.
Também temos a história
Do puro e manso José,
Cujo exemplo, na memória,
Nos mantém sempre em pé.
Uma vida bem formada,
Sempre nela se advinha
De Dorcas, a bem-amada
E de Ester, a rainha.
Vidas assim consagradas
Para a Deus Pai servir.
Muitas mais nos são mostradas,
São exemplos a seguir.
Nesta Escola assim se aprende
A Jesus a gente amar,
Quem não vem se arrepende,
A Deus não vai agradar.
Esta Escola benfazeja,
De valor tão sem igual,
Vive aqui bem nesta Igreja,
É a Escola Dominical!

Escrito por Wally Alves Fernandes

sábado, 8 de agosto de 2009

QUANDO UM PAI SE TORNA FILHO

Irmãos, durante esta semana, pude ver com grande intensidade a propagação da mídia quanto ao dia dos pais. Telejornais mostraram a grande movimentação nos shoppings para compra do estimado presente do “paizão”! Com isso estive a pensar sobre a consideração que os filhos têm dado aos seus pais... Qual seria válida? Um presente e atenção num dia especial ou atenção especial todos os dias? Não sou contra o dia dos pais, nem mesmo de presenteá-los neste dia. Tanto é que já comprei o presente ao meu paizão (risos), mas me refiro a grande quantidade de filhos que apenas lembram-se dos pais numa data comemorativa, num momento festivo... Para tanto, citarei como exemplo a instituição onde pratico estágio profissionalizante. Amanhã será um dia de muito trabalho, trabalho este para liberação de idosos que passarão “um dia” com seus filhos como também de controle da “visita” dos filhos a seus pais. O que me intriga é que passado esta data comemorativa, ficamos a ouvir as queixas quando ao “sumiço” do filho, da vida solitária que levam na instituição. Veja que me referi à instituição, por que daí surgiu o tema desta postagem, “Quando um pai se torna filho”.
Salvo mínimas exceções, somos filhos de pais atenciosos, carinhosos, educadores e que se fosse preciso, dariam a suas vidas pelos seus filhos... Certa feita, num hospital, havia um pai que chorava intensamente sentado a um sofá da sala de espera, ao conversar com aquele pai, presenciei uma frase genuína que vinda de alguém que ama – “Se fosse possível André, me colocaria no lugar de meu filho só pra não vê-lo sofrer...” Veja quão intenso é o amor de um pai! Mas será que os filhos retribuem este amor quando os papéis são invertidos? Um dia, este pai que cuida com amor precisará ser cuidado com amor e apenas um presente numa data festiva não será o suficiente. Acompanhamento, carinho e atenção serão necessários... Como também paciência... Pois como um filho fará “artes”, terá “manhas e birras”, mas nada que com amor, não se resolva...
No dias dos pais, lembre-se de seu pai... Mas reflita, seu pai lembra e pensa em você todos os dias!

André Santos

terça-feira, 4 de agosto de 2009

ORIGEM DO DIA DOS PAIS

A origem do Dia dos Pais

Ao que tudo indica, o Dia dos Pais tem uma origem bem semelhante ao Dia das Mães, e em ambas as datas a idéia inicial foi praticamente a mesma: criar datas para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida.

Conta a história que em 1909, em Washington, Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a idéia de celebrar o Dia dos Pais. Ela queria homenagear seu próprio pai, que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar a luz ao sexto filho, e que teve de criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho. Algumas fontes de pesquisa dizem que o nome do pai de Sonora era William Jackson Smart, ao invés de John Bruce Dodd.
Já adulta, Sonora sentia-se orgulhosa de seu pai ao vê-lo superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém. Então, em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washigton, Estados Unidos. E também pediu auxílio para uma Entidade de Jovens Cristãos da cidade. O primeiro Dia dos Pais norte-americano foi comemorado em 19 de junho daquele ano, aniversário do pai de Sonora. A rosa foi escolhida como símbolo do evento, sendo que as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas, aos falecidos.
A partir daí a comemoração difundiu-se da cidade de Spokane para todo o estado de Washington. Por fim, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a idéia de um Dia dos Pais nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais (alguns dizem que foi oficializada pelo presidente Richard Nixon em 1972).
No Brasil, a idéia de comemorar esta data partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família.
Sua data foi alterada para o 2º domingo de agosto por motivos comerciais, ficando diferente da americana e européia.

Pelo menos onze países também comemoram o Dia dos Pais à sua maneira e tradição:

Na Itália e Portugal, por exemplo, a festividade acontece no dia 19 de março, dia de São José. Apesar da ligação católica, essa data ganhou destaque por ser comercialmente interessante.

Reino Unido - No Reino Unido, o Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho, sem muita festividade. Os ingleses não costumam se reunir em família, como no Brasil. É comum os filhos agradarem os pais com cartões, e não com presentes.

Argentina - A data na Argentina é festejada no terceiro domingo de junho com reuniões em família e presentes.

Grécia - Na Grécia, essa comemoração é recente e surgiu do embalo do Dia das Mães. Lá se comemora o Dia dos Pais em 21 de junho.

Portugal - A data é comemorada no dia 19 de março, mesmo dia que São José. Surgiu porque é comercialmente interessante. Os portugueses não dão muita importância para essa comemoração.

Canadá - O Dia dos Pais canadense é comemorado no dia 17 de junho. Não há muitas reuniões familiares, porque ainda é considerada uma data mais comercial.

Alemanha - Na Alemanha não existe um dia oficial dos Pais. Os papais alemães comemoram seu dia no dia da Ascensão de Jesus (data variável conforme a Páscoa) . Eles costumam sair às ruas para andar de bicicleta e fazer piquenique.

Paraguai - A data é comemorada no segundo domingo de junho. Lá as festas são como no Brasil, reuniões em família e presentes.

Peru - O Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho. Não é uma data muito especial para eles.

Austrália- A data é comemorada no segundo domingo de setembro, com muita publicidade.

África do Sul - A comemoração acontece no mesmo dia do Brasil, mas não é nada tradicional.

Rússia - Na Rússia não existe propriamente o Dia dos Pais. Lá os homens comemoram seu dia em 23 de fevereiro, chamada de "o dia do defensor da pátria" (Den Zaschitnika Otetchestva) .

Independente do seu lado comercial, é uma data para ser muito comemorada, nem que seja para dizer um simples "Obrigado Papai"!
Fonte: Recebido por e-mail